ZELDA, JOGO CRIADO POR SHIGERU MIYAMOTO EM 1986

Zelda é um jogo criado por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou grandes obras como Mario e Donkey Kong. É estrelado pelo jovem guerreiro Link,que frequentemente é chamado para resgatar a princesa Zelda. É por muitos considerado como um dos melhores jogos da história

Origem
A história do jovem garoto que salva a princesa atravessou gerações, mas poucos sabem que no mundo dos Video Jogos foi o jogo Zelda quem iniciou esta jornada.

Lançado pela primeira vez para o Famicom (um upgrade do NES) no Japão com o nome Zelda no Densetsu em 21 de Fevereiro de 1986 e posteriormente lançado no mercado americano na forma de um cartucho para Nes, Zelda foi o primeiro jogo da história a possuir memória interna para guardar os progressos feitos durante o jogo.

Na época, foi um jogo revolucionário já que permitia a continuação de um jogo anterior à qualquer hora num vasto mundo (para a época) cheio de mistérios, cavernas e itens. Além de que, na época, a maioria dos jogos eram de ação ou de tiro e Zelda foi o primeiro jogo de RPG a sair do Japão. Por tudo isso e mais o seu sistema de jogo inovador, que prendia a sua atenção até descobrir os mínimos detalhes do jogo, Zelda tornou-se o primeiro jogo da Nintendo a vender mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos.

Cronologia
1986 - The Legend of Zelda, o primeiro capítulo da saga de Link, é lançado no Japão com o nome The Hyrule Fantasy: Zelda No Densetsu. O game não foi lançado em cartucho, e sim na forma de disquete, para rodar no Famicom Disk System, acessório do Famicom que foi lançado somente no Japão.

The Legend of Zelda 2: Rinku no Bouken (Zelda 2: The adventure of Link) é lançado no Japão, também exclusivamente para o Famicom Disk System.

The Legend of Zelda é Lançado nos Estados Unidos para o console Nintendo Entertainment System (NES). Era o primeiro RPG lançado no ocidente e também o primeiro game da Nintendo a ultrapassar a marca de um milhão de unidades vendidas. Zelda foi o primeiro jogo da história a possuir bateria interna para saves.

O jogo foi lançado em duas versões de cartuchos: uma dourada e outra cinza. A dourada foi lançada com um número de cópias limitada.

Além disso, Zelda vinha com um pequeno "guia de ajuda"... era um mini-poster que incluía um mapa parcial do mundo principal, algumas dicas, descrição de monstros e o mapa dos seis primeiros dungeons (levels ou labirintos) que as pessoas usavam como posters e pregavam na parede para se localizar quando se perdiam.

Por tudo isso e mais o seu sistema de jogo inovador, que prendia a sua atenção até descobrir os mínimos detalhes do jogo, Zelda tornou-se o primeiro jogo da Nintendo a vender mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos.

1988 - A Nintendo of America põe no mercado o game Zelda II: The Adventure of Link, para NES. O cartucho é lançado numa edição especial, toda dourada.

1991 - Lançado no Japão o primeiro (e único) game da série para um console de 16 bit (no caso, o Super Famicom): Zelda No Densetsu: Kamigami No Triforce, para Super Famicom.


1992:
The Legend of Zelda: A Link to the Past (Um Elo Com o Passado) é lançado nos Estados Unidos para o Super NES, tornando-se um dos mais populares games da história do console.

1993 - The Legend of Zelda: Link's Awakening, o primeiro game Zelda para o portátil Game Boy, é lançado no Japão e nos Estados Unidos.

1998 - Após um hiato de cinco anos, Zelda retorna aos vídeo games Nintendo. The Legend of Zelda: Ocarina of Time é lançado mundialmente para Nintendo 64 e torna-se rapidamente o game mais vendido do ano.

A Nintendo lança para o Game Boy uma versão atualizada de Link's Awakening, intitulada The Legend of Zelda: Link's Awakening DX.

2000 - The Legend of Zelda: Mask of Mujula para o Nintendo 64 é lançado no Japão. Cinco meses depois ele é rebatizado de The Legend of Zelda: Majora's Mask e lançado no resto do planeta.

É apresentado, na Space World do Japão, um curto vídeo contendo imagens do Zelda para o Game Cube (console de 128 bit da Nintendo). Nenhum detalhe sobre o jogo foi apresentado.

É anunciado o lançamento de três novos jogos para o Game Boy Color que seriam interligados entre si. A série de três jogos seria chamada de The Legend of Zelda: Tri-Force Series e cada um seria baseado em um pedaço da triforça.

2001 - A série das Tri-Force Series é reduzida a dois jogos ligados entre si que foram rebatizados de The Legend of Zelda: Oracle of Ages e The Legend of Zelda: Oracle of Seasons e lançados mundialmente em julho.

É apresentado na Space World (feira de games que acontece todo ano no Japão) o novo Zelda para Nintendo Game Cube (NGC). Ele causa bastante impacto por ser bem diferente do esperado.

2002 - É anunciado o lançamento de um novo Zelda multiplayer para GBA que será um modo para quatro jogadores (chamado Zelda: Four Swords), que será, na verdade um modo extra de um outro game para o portátil: The Legend of Zelda: A Link to the Past.

É mostrado na E3 (Eletronic Entertainment Expo) um demo do novo game da série Zelda para Game Cube. O nome provisório é Legend of Zelda. O game impressiona pelos detalhes e alta resolução de imagens.


2003 - É Lançado The Legend of Zelda: The Wind Waker, o novo jogo da série que entre as novidades apresenta um Link que mais se asemelha a desenho animado!

2004 - Durante a E3 a Nintendo pega todos de surpresa ao apresentar um trailer do novo Zelda que ao contrário do seu antecessor apresenta um gráfico realista (sem o efeito de desenho), semelhante ao encontrado no aclamado Ocarina Of Time

2005 - Novamente durante a E3, a Nintendo anuncia o nome verdadeiro e as primeiras informações concretas sobre o novo episódio da série: "The Legend of Zelda: Twilight Princess"