ALTO ARAGUAIA - GEOGRAFIA DE ALTO ARAGUAIA - MT

Alto Araguaia é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Alto Araguaia situa-se no Sudeste de Mato Grosso. Possui um clima que varia em média 22º ao ano, com a precipitação de 1750 mm. “Seu relevo pertence ao Planalto Taquari - Itiquira e localizada a 17º 18’53”, numa Latitude sul e 53º 12’ 5”de Longitude Oeste.

Aniversário: 26 de outubro
Fundação: 1938
Gentílico: alto-araguaiense
Unidade Federativa: Mato Grosso
Mesorregião: Sudeste Mato-Grossense
Microrregião: Alto Araguaia
Municípios limítrofes: Alto Garças, Alto Taquari, Santa Rita do Araguaia e Araguainha
Distância até a capital: 418 km

Características geográficas
Área: 5.538,022 km²
Altitude: 692 m
Clima: Tropical
Fuso horário: UTC-4

Indicadores Sociais e Econômicos
IDH: 0,813 (PNUD/2011)
PIB: R$ 1.157.500 mil IBGE/2011
PIB: per capita R$ 74.120,00 IBGE/2011

Igreja Matriz
A distância de Alto Araguaia à Capital de Mato Grosso é de 420 km e de outras capitais, como: Campo Grande 500, Goiânia, 520 e de São Paulo, 1200 km O Município conta ainda com um significativo Pólo Industrial, um avanço relevante na educação, economia, no turismo, pecuária, agricultura, cultura e esporte.

Localiza-se a uma latitude 17º18'53" sul e a uma longitude 53º12'55" oeste, estando a uma altitude de 692 metros. Sua população estimada em 2004 era de 90.999 habitantes.

A cidade é cortada pela BR-364, estando distante 515 km de Goiânia e 415 km de Cuiabá e faz parte do "mato grosso goiano"(região de Mato Grosso conhecida como Vale do Araguaia com forte influência cultural e social de Goiás).

Festa nautica
TURISMO
Situada às margens do Rio Araguaia, Alto Araguaia conta com lindas cachoeiras, córregos, matas virgens, cerrados e outras paisagens paradisíacas que a tornam um ótimo lugar para atividades turísticas. De clima tropical, é palco de grandes eventos tradicionais como o Festival Náutico e Festival Cultural e outros.

EDUCAÇÃO
O desenvolvimento intelectual de um povo depende de seu alicerce principal, a educação. E consciente disso, Alto Araguaia investe nessa área e o setor educacional do município cresce consideravelmente.

UNEMAT - Campus Universitário de Alto Araguaia
Alto Araguaia é atualmente um pólo educacional; conta com o Campus Universitário de Alto Araguaia (UNEMAT) com três cursos: os de Licenciatura Plena em Letras, Licenciatura Plena em Computação e Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo. Perspectivas de novos Cursos em Ciências Contábeis, Administração, Agronomia e Direito.

A UNOPAR, Universidade do Norte do Paraná oferece Cursos de Normal Superior, Técnico em Administração de Pequenas e Médias Empresas; Curso Superior em Turismo; Superior de Tecnologia em Marketing. O Município de Alto Araguaia possui ainda quatro (04) escolas estaduais, quatro (04) municipais urbanas, três (03) municipais rurais e três (03) particulares.

Centro de Alto Araguaia
INDÚSTRIA/ COMÉRCIO
Várias Indústrias já se instalaram em Alto Araguaia, como: Cargill Agrícola S/A, Cargill Fertilizantes, Galvani Indústrias, Comércio e Serviços LTDA, BR Distribuidora, Büngle, Coinbra, a Ferronorte e outras. O Município conta com um Distrito Industrial, regulamentado pela Lei Municipal nº 437/85, com uma área de mais de 60 hectares para a construção de novas empresas.

Forum
A associação comercial, Industrial e Prestadora de Serviços procura cada vez mais modernizar o comércio araguaiense. Há um incentivo à produção de novos cultivares, como a fruticultura, horticultura, apicultura, piscicultura entre outros.

AGRICULTURA
Devido às suas características geo - climáticas, a agricultura em Alto Araguaia cresce substancialmente, é uma das maiores produtoras de soja, arroz, feijão, milho e algodão.

PECUÁRIA
O setor da pecuária vem expandindo gradualmente, tornando-se uma opção altamente rentável. Alto Araguaia conta com um rebanho de mais de 200. 000 cabeças.

CULTURA
São realizadas em Alto Araguaia, festas populares em parceria com as escolas locais (estaduais e municipais) e a administração municipal. E o maior evento cultural aliado ao Festival Náutico, com exposições de variadas peças de artesanato; artes plásticas, pinturas em tela e apresentações culturais diversas sempre procurando elevar o nível cultural, profissional e econômico por meio do estímulo aos artistas. O que irá aumentar ainda mais com a criação recente da “Casa do Artesão”.

ESPORTE
Alto Araguaia que teve o privilégio de contar com o saudoso “Pantera do Leste”, famoso em todo o Centro - Oeste Brasileiro porque foi um marco na história do futebol entre a década de 60 e 70, continua incentivando o esporte por meio da Construção de Quadras de esporte nos bairros, do Estádio Bilinão, onde ocorrem vários campeonatos, como a “Taça Araguaia”.... Outro avanço significativo foi a criação da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer na Administração atual.Venha conhecer Alto Araguaia, suas belezas naturais, possibilidade de grandes negócios e uma calorosa acolhida!