ALTO ARAGUAIA - ASPECTOS GEOGRÁFICOS DE ALTO ARAGUAIA

Campus da UNEMAT
Data de Instalação: 26/10/1938
Microrregião: Sudeste Mato-grossense
Mesorregião: Alto Araguaia
Altitude da Sede: 692 m
Área Territorial: 5.538,02 km²
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
Distância à Capital: 418,10 Km
Limites: Araguainha, Alto Taquari, Alto Garças, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Clima: Tropical subsequente e úmido com 3 mesesde seca de junho a agosto. Precipitação de 1.750mm, com intensidademáxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual de 22ºC, sendo maior máxima de 38º e menor mínima de 0º.
Fonte: SEPLAN - Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral - MT

Situada no Sudeste de Mato Grosso, Alto Araguaia possui atualmente 15.670 habitantes, de acordo com o senso realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico) em 2010. Além disso, a cidade possui um clima que varia, em média de 22º C ao ano, com a precipitação de 1750 mm. Seu relevo pertence ao Planalto Taquari - Itiquira e está localizada a 17º 18'53", numa Latitude sul e 53º 12' 5"de Longitude Oeste.A distância de Alto Araguaia à Capital do estado de Mato Grosso é de 426 km e de outras capitais, como: Campo Grande - 500 km, Goiânia - 520 km e de São Paulo - 950 km.O município conta ainda com um significativo Pólo Industrial, um avanço relevante na educação, economia, no turismo, pecuária, agricultura, cultura e também no esporte.Devido às suas características geo - climáticas, a agricultura em Alto Araguaia cresce substancialmente, é uma das maiores produtoras de soja, arroz, feijão, milho e algodão. Já o setor da pecuária vem expandindo gradualmente, tornando-se uma opção altamente rentável. Alto Araguaia conta com um rebanho de mais de 170.000 cabeças de gado.
Cultura
São realizadas em Alto Araguaia, festaspopulares em parceria com as escolas locais (estaduais e municipais) ea administração municipal. E o maior evento cultural aliado ao FestivalNáutico, com exposições de variadas peças de artesanato; artesplásticas, pinturas em tela e apresentações culturais diversas sempreprocurando elevar o nível cultural, profissional e econômico por meiodo estímulo aos artistas. O que irá aumentar ainda mais com a criaçãorecente da “Casa do Artesão”.
Indústria e Comércio
Várias Indústrias já se instalaramem Alto Araguaia, como: Cargill Agrícola S/A, Cargill Fertilizantes,Galvani Indústrias, Comércio e Serviços LTDA, BR Distribuidora, Büngle,Coinbra, a Ferronorte e outras. O Município conta com um DistritoIndustrial, regulamentado pela Lei Municipal nº 437/85, com uma área demais de 60 hectares para a construção de novas empresas. A associaçãocomercial, Industrial e Prestadora de Serviços procura cada vez maismodernizar o comércio araguaiense. Há um incentivo à produção de novoscultivares, como a fruticultura, horticultura, apicultura, pisciculturaentre outros. AGRICULTURA Devido às suas características geo -climáticas, a agricultura em Alto Araguaia cresce substancialmente, éuma das maiores produtoras de soja, arroz, feijão, milho e algodão.
Pecuária
O setor da pecuária vem expandindogradualmente, tornando-se uma opção altamente rentável. Alto Araguaiaconta com um rebanho de mais de 170. 000 cabeças.
Fonte:www.altoaraguaia.mt.gov.br