ENCICLOPÉDIA - O QUE É ENCICLOPÉDIA?


  • Enciclopédia
Uma enciclopédia (do grego antigo ἐγκυκλοπαιδεία, ἐγκυκλο ) é um vasto conjunto de todos os conhecimentos humanos; obra que trata de todas as ciências e artes em geral. Pode ser considerada uma espécie de livro de referência para praticamente qualquer assunto do domínio humano.

Enciclopédias podem ser genéricas, contendo artigos sobre os mais variados temas (como a Encyclopaedia Britannica), ou podem ser especializadas em um determinado assunto (como uma enciclopédia médica ou matemática).

O termo enciclopédia só começou a ser usado no século XVI, embora trabalhos de formato enciclopédico já fossem conhecidos em épocas anteriores.

  • Enciclopédias da Antiguidade
Alguns escritores da Antiguidade (como Aristóteles) tentaram escrever sobre todos os campos de conhecimento estudados até então. No século XX, em Constantinopla, aparece um obra coletiva de grande interesse para o conhecimento da Antiguidade grega. Trata-se de uma compilação de obras e personagens classificadas de forma inovadora por ordem alfabética que se apresenta, portanto, como a primeira enciclopédia: a Suda. Apesar de várias imprecisões e erros, a Suda contém informações inestimáveis, uma vez que seus autores tiveram acesso a obras agora perdidas (o teatro de Aristófanes é um dos beneficiários).

John Harris, com sua Lexicon technicum é creditado em estabelecer o formato moderno de uma enciclopédia, tal como a conhecemos hoje, mas talvez o exemplo mais famoso de uma enciclopédia antiga tenha sido a Encyclopédie, de 35 volumes, editada por Jean Baptiste le Rond d'Alembert e Denis Diderot em 1772, tendo como colaboradores Rousseau, Voltaire, Montesquieu e outros ensaístas ilustres. No século seguinte, Hegel publica sua Enciclopédia das Ciências Filosóficas, em que se cristaliza a idéia de enciclopédia como apresentação sistemática de uma ciência ou de um conjunto de ciências.

  • Formatos modernos
O formato hierárquico e sua natureza em permanente evolução tornam obras enciclopédicas alvos perfeitos para publicação em formato digital e praticamente todas as grandes enciclopédias tiveram uma versão em CD-ROM no final do século XX. A versão em CD-ROM conta com a vantagem de ser portátil e de produção extremamente econômica. Além disso, uma enciclopédia em formato digital pode ter conteúdos como animações e áudio, impossíveis de serem inseridos numa tradicional publicação escrita. A inclusão de Hyperlinks ligando artigos relacionados também é uma enorme vantagem do formato digital.

Com o advento da Internet foram publicadas enciclopédias on-line que possuem a vantagem adicional de serem atualizadas quase que instantaneamente, ao contrário do ciclo anual de edição das principais enciclopédias impressas em papel ou CD-ROM.

Este artigo faz parte do projeto Wikipédia, uma enciclopédia on-line livre e editável por qualquer um.

Algumas enciclopédias famosas
  • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (1935-1960)
  • Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura (1963-1995)
  • Enciclopédia Verbo Edição Século XXI
  • Enciclopédia Barsa
  • Enciclopédia Caldas Aulete
  • Enciclopédia Delta-Larousse
  • Grande Enciclopédia Larousse Cultural
  • Encyclopaedia Britannica (1768-1771)
  • Enciclopédia Mirador (1979)