CÓDIGO DE BARRAS: ORIGEM DO CÓDIGO DE BARRAS


CÓDIGO DE BARRAS

Código de barras é uma representação de informação lida por máquinas (geralmente por um scanner), num formato visual. Originalmente os códigos de barras guardavam informação em linhas paralelas, mas hoje em dia também são guardadas em pontos e outros padrões. O código de barras é uma identificação de determinado produto, contendo 13 dígitos; nele é possível ler o país de origem, a empresa, o tipo de produto e o controlo da própria empresa.

A 26 de Junho, 1974, foi vendido o primeiro produto (um pacote de pastilha elástica - Wrigley's Juicy Fruit chewing gum) utilizando-se um leitor de código de barras, no super-mercado Marsh's em Troy, Ohio, este pacote de pastilha elástica encontra-se actualmente no Museu Nacional de História Americana em Smithsonian).

Em Portugal, o código de barras surgiu pela primeira vez em 1985. O código de país de origem para Portugal é "560" (lê-se no início do código).

Tipos
Os códigos de barras se dividem em dois grupos: Os códigos de barras numéricos e os alfanuméricos (sendo os alfanuméricos capazes de representar números, letras e caracteres de função especial).

Os códigos de barras são diferenciados entre si pelas regras de simbologia. Cada simbologia trata como os dados serão codificados.